quem somos

SOBRE NÓS

Cada intervenção é única

Empresa fundada pela conservadora-restauradora Susana Lainho que, em 2017, decidiu abraçar um projeto próprio. Licenciada em conservação e restauro, pós-graduada em química aplicada ao património cultural, a Lainho – Conservação e Restauro resulta da experiência na área acumulada desde 1998.

A par do rigor e do profissionalismo que nos norteiam, acreditamos que o património tem futuro, realizando estudos, projetos, e intervenções de conservação e restauro, assentes em decisões sustentáveis.

Entre os nossos principais clientes estão a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), Direções Regionais de Cultura (DRC), câmaras municipais, empresas públicas, fundações, institutos, gabinetes de arquitetura, empresas de engenharia e de construção e clientes particulares.

CANDIDATURAS

Junta-te à nossa equipa!

Esta é a tua oportunidade. É a energia e entusiasmo que dão força ao nosso trabalho! Procuramos pessoas dinâmicas, produtivas e com máximo respeito e responsabilidade pelos princípios éticos que regem a profissão.

TESTEMUNHOS

O que dizem os nossos clientes​

PRÉMIOS E DISTINÇÕES

É com enorme satisfação que encaramos todos os prémios e distinções recebidos, pois constituem o verdadeiro estímulo para continuarmos a fazer mais e melhor. Trata-se do reconhecimento público do trabalho feito por toda a nossa equipa, da qual nos orgulhamos.

*

Prémio SOS Azulejo
2017

Menção honrosa na categoria Conservação e Restauro para o projeto de conservação e restauro dos azulejos da Capela de São Geraldo, na Sé de Braga (projeto da Direção Regional de Cultura do Norte para o Cabido da Sé de Braga; empreitada a cargo da nossa empresa)

*

Prémio SOS Azulejo
2018

Menção honrosa na categoria Boas Práticas para o projeto de valorização, reabilitação e salvaguarda dos azulejos do Jardim 1º de Dezembro, em Portimão (projeto da Câmara Municipal de Portimão; empreitada a cargo da nossa empresa)

*

Prémio Maria Teresa e Vasco Vilalva 2019

Menção honrosa para o projeto de reabilitação e conservação da Livraria Lello & Irmão (projeto do arquiteto Vasco Morais Soares; empreitada a cargo da empresa Backhome II – Arquitetura e Construção, Lda., sendo a nossa empresa responsável pela conservação e restauro dos estuques de tetos e paredes e da escadaria principal da livraria)

*

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2023

Menção Honrosa no âmbito do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2023, na categoria de Melhor intervenção com Impacto Social, pelo projeto de Reabilitação e Conservação e Restauro pela nossa equipa dos painéis azulejares da Estação de Mondim de Basto, Estação de Codeçoso e Apeadeiro de Lourido. Foi inserido no projeto “Infraestruturas de apoio à Ecopista da Linha do Tâmega”, da iniciativa da Câmara Municipal de Celorico de Basto.